quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Encontro com...Inês Oliveira

 

Encontro com Inês F. Oliveira capta a atenção na Biblioteca Escolar


A nossa escola teve o privilégio de receber a autora Inês F. Oliveira, que veio partilhar as suas experiências, conhecimentos e a magia por trás do seu livro, "Calvin and the Sugar Apples", com os alunos dos 8º e 9º anos, na biblioteca escolar.

Este evento não só enriqueceu o ambiente escolar, como também proporcionou uma ponte entre os jovens leitores e o fascinante mundo da literatura.

Durante o encontro, Inês F. Oliveira esclareceu sobre o seu percurso até se tornar uma escritora e ainda o que constitui a escrita técnica e a arte de contar histórias.

Um momento cativante foi quando a autora partilhou curiosidades sobre chinchilas e anonas, elementos presentes no seu livro, demonstrando como a natureza e os animais podem servir de inspiração para a literatura e como a literatura pode despertar o respeito por eles.

A autora fez questão de assinalar que um livro não é apenas o resultado do esforço de um escritor, mas sim um "trabalho de amor de várias pessoas", destacando o papel essencial dos editores, ilustradores, revisores, e de todos os envolvidos no processo editorial. Esta perspetiva proporcionou aos alunos uma compreensão mais ampla e aprofundada do mundo literário, para além da figura do autor.

Além de fomentar o amor pela leitura, o encontro serviu igualmente como articulação entre a biblioteca escolar e o currículo da disciplina de inglês.

A frase "Writing is magic", partilhada por Inês Oliveira, serviu para incentivar os presentes a explorarem suas próprias capacidades criativas.

Dia Internacional da Língua Materna


O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente a 21 de fevereiro,  em todos os países membros da Unesco, desde 2000 e visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos do mundo. 
A Unesco acredita na importância da diversidade cultural e linguística  e como parte de seu mandato para a paz trabalha para preservar as diferenças de culturas e línguas que promovem a tolerância e o respeito pelos outros uma vez que a diversidade linguística está cada vez mais ameaçada, à medida que mais e mais línguas desaparecem. Estima-se que existam mais de 7000 línguas em todo o globo. No entanto, metade destas corre o risco de vir a desaparecer.

A data de 21 de fevereiro para comemorar este dia serve para lembrar a população mundial da tragédia que ocorreu em fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh (país que originou a iniciativa desta comemoração): vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua - o bengalês - como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.

Fonte: https://www.unesco.org/pt/days/mother-language