Sugestão de leitura

Mês de maio

 Esta coletânea de quase uma centena de rimas de todas as formas e tamanhos está povoada por personagens exóticas, crianças desobedientes e imprevisíveis, animais irreverentes e ideias tão absurdas quanto divertidas. Sob o mote Rimas Desgovernadas para Crianças Animadas, o leitor ficará a conhecer “O Rapaz Mau”, “O Génio Velhinho”, “O Leonardo que chuchava no dedo” ou “A pulga de estimação”. Encontrará também “Instruções para fazer birra”, ideias para “Saltar à serpente”, soluções para “Nós nos atacadores” e confissões sobre “O que mais me assusta”, entre muitas outras propostas e provocações.

                                       Fonte:  https://www.almedina.net/o-meu-cavalo-indom-vel-1630591315.html


Mês de abril


Trata-se de uma obra que surgiu nas comemorações dos vinte e cinco anos da Revolução dos Cravos e que apresenta uma forte componente visual da responsabilidade do artista plástico João Abel Manta (1888-1982).

Composta por oito capítulos intitulados I – Para que não esqueças Abril, II – Era uma vez uma guerra, III - As palavras proibidas, IV – O Sol para além das grades, V – Este parte, aquele parte, VI – Lá vamos cantando e rindo, VII – O poder e a forma como funcionava e VIII – Um dia que abalou a história - e sendo dirigida, como sugere o título, quer a um destinatário infantil, quer a um outro público cujos conhecimentos acerca do 25 de Abril de 1974 são restritos, a esta história encontra-se subjacente, antes de tudo, um claro e, aliás, muito nobre objetivo formativo.

Fonte: https://www.fnac.pt/25-de-Abril-Contado-as-Criancas-e-aos-Outros-Jose-Jorge-Letria/a101260



Mês de março



Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição.
Duas fortes qualidades aliam-se neste livro. O facto de abordar questões fundamentais como o tempo, a morte, a vida, a relação amorosa e de amizade, tudo o que nos posiciona face aos outros e a nós próprios, assim como a aposta ao nível estético, na sobriedade narrativa e ilustrativa, com o traço simples e preciso de Silverstein.
Fonte: https://www.wook.pt


Mês de fevereiro


Uma coleção que te surpreende pela história, que te atrai pela imagem, que te encanta pela mensagem, que se distingue como estrelas brilhantes.
Se usares a tua imaginação, os sonhos podem tornar-se realidade...

Miranda Maguire adora palavras e imaginar histórias.
Quando a sua irmã adoece, Miranda começa a escrever uma história e pequenos milagres parecem acontecer: a sua avó deixa de fumar, o terrível Darren Hoey passa a ser simpático para ela…
Será Miranda capaz de escrever o milagre que vai salvar a sua irmã?

Um livro encantador, de uma autora multipremiada, que nos revela a importância da esperança e o poder da imaginação!

Fonte: https://www.wook.pt




Mês de janeiro




Inspirado em animais reais que se encontram na selva, este livro celebra algumas criaturas que normalmente são desprezadas e pouco amadas. O Top 5 dos mais feios.
Estes animais regozijam-se com orgulho na sua fealdade enquanto os seus bebés lhes dizem que eles são perfeitos tal como são.
Uma história com humor e ilustrações cómicas, que ao mesmo tempo, aquece o coração.

Fonte:https://www.presenca.pt/products/os-cinco-mais-feiosos


 Mês de dezembro




A Anna tem quase 10 anos e adora ler. A sua paixão pelos livros é tal que passa a maior parte do tempo livre na biblioteca e a sua melhor amiga é a bibliotecária Monsen.
Um dia, porém, a Sr.ª Monsen conta algo absolutamente devastador:
Os livros que ninguém lê são destruídos.
Só Anna pode evitar a tragédia que seria perdermos o acesso a todos esses mundos e personagens mágicos.
A história poderosa de um amor inspirador e sem limites: o amor pela literatura.

Fonte: https://www.wook.pt



Mês de novembro



A pergunta ameaça tornar-se num tabu: "O Holocausto existiu ou não?" Publicado no âmbito do projeto do Conselho da Europa intitulado "Aprender a ensinar a História da Europa do séc. XX", este livro de Jean-Michel Lecomte dirige-se, em especial, aos professores, e procura adaptar a forma de ensinar a História aos desafios que a modernidade lhe coloca.

Recomendado pelo Conselho da Europa e com prefácio da prestigiada investigadora em assuntos judaicos, Esther Mucznik, esta obra de Jean-Michel Lecomte procura refletir sobre o importante lugar do ensino do Holocausto, num quadro de ressurgimento do antissemitismo em algumas partes da Europa, da acessibilidade de sites negacionistas na Internet e da posição isolacionista atualmente adotada por alguns dirigentes políticos europeus, que fazem desta temática um assunto que ultrapassa largamente os limites da História enquanto disciplina escolar.

Baseado em trabalhos de autores incontestados como Raul Hilberg, Sir Martin Gilbert, Saul Friedlander e Christopher Browning, e nos testemunhos diretos de Primo Levi, Hermann Langbein e de pessoas entrevistadas por Claude Lanzmann, Ensinar o Holocausto no século XXI propõe aos seus leitores privilegiados (público em geral, alunos, pais e professores) um conjunto de conhecimentos únicos, colmatando, em certos casos, a falta de informação sobre esta matéria tão sensível.

A abordagem de Lecomte procura alargar a definição do Holocausto para além do antissemitismo, destacando factos e números relativos às vítimas frequentemente esquecidas: os romenos/ciganos, os homossexuais e as testemunhas de Jeová, e fornece também importantes informações acerca da natureza e a execução do genocídio em diferentes países.

 Fonte: https://www.wook.pt


Mês de outubro


Quando a Rachel e o Robert ajudam o seu pai bibliotecário a roubar um livro proibido, entram num mundo perigoso. Toda a gente quer apanhar O Livro dos Sonhos Roubados e, com o pai preso, eles são forçados a fugir. Desesperados por sobreviver, a Rachel e o Robert têm de esconder e proteger secretamente o Livro, e têm de procurar a misteriosa página desaparecida.

O cruel e calculista presidente Charles Malstain quer O Livro e irá fazer tudo ao seu alcance para o conseguir. Mas, quando as crianças descobrem a estonteante verdade sobre o Livro mágico, vão fazer de tudo para que ele não vá parar às suas mãos - porque, se for, ele pode governar para sempre.
Entra nas páginas de uma aventura imortal…

Fonte: https://www.wook.pt




Sem comentários:

Enviar um comentário